Grupos de notícias



BISPO DA DIOCESE DE ANÁPOLIS TEM FÍGADO DEBILITADO, MAS ESTÁ COM 'BOM ÂNIMO E CONFIANTE', DIZ ASSESSORIA


Exames apontaram que o bispo da diocese de Anápolis, Dom João Wilk, de 73 anos, está com o fígado debilitado, segundo a assessoria da diocese. O bispo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ânima Centro Hospitalar há três dias após uma indisposição, mas está com bom ânimo e confiante na recuperação, informou a equipe.

A internação de Dom João Wilk aconteceu a noite de terça-feira (8). De acordo com a assessoria, ele buscou ajuda médica e, após realizar exames e uma ultrassonografia, a equipe médica recomendou a internação dele para mais exames.

Na quinta-feira (11), o médico hepatologista que acompanha o bispo informou o quadro clínico dele e explicou que o fígado de Dom João Wilk pode estar debilitado por múltiplos fatores, incluindo a baixa atividade cardíaca e efeito colateral de algum medicamento de uso contínuo.

O bispo segue em tratamento e acompanha a vida pastoral da diocese, conforme a assessoria. Insuficiência cardíaca o site mostrou que obispo já havia sido internado em 2022 após uma insuficiência cardíaca e passava por problemas de saúde desde o início daquele ano.

À época, ele passou por cirurgia para a colocação de dois estentes, próteses que evitam o entupimento das artérias. Natural de Seroczyn, na Polônia, Dom João Casimiro Wilk é o bispo da Diocese de Anápolis desde 2004, quando tomou posse após ser nomeado pelo Papa João Paulo II.


//